Para quem tem dúvidas, aqui fica:
- Outono: de 21 de março a 21 de junho
- Inverno: de 21 de junho a 23 de setembro- Primavera: de 23 de setembro a 21 de dezembro
- Verão: de 21 de dezembro a 21 de março
Sabem porque extistem as estações do ano?
Porque o facto do eixo de rotação da Terra não ser perpendicular ao plano da órbita vai fazer com que, ao longo do ano, os raios solares, incidam no mesmo lugar da Terra com inclinações diferentes.
A diferente inclinação dos raios solares provoca aquecimento diferente na Terra.
O inverno é tão frio, porque quando os raios solares são muito inclinados, ou seja, muito oblíquos, a mesma quantidade de calor distribui-se por uma superfície grande, que por isso, é pouco aquecida.
O verão é tão quente, porque quando os raios solares são pouco inclinados, ou seja, pouco oblíquos, a mesma quantidade de calor distribui-se por uma superfície menor, que, por isso, é mais aquecida.
Conclusão:
As estações do ano são consequência do movimento de translação da Terra e da inclinação do seu eixo de rotação em relação ao plano da órbita, como se pode concluir a partir da análise da figura que se segue:
Estivemos a pesquisar sobre o nosso tema e descobrimos que: o início de cada estação é definido por dois fenómenos astronómicos: o solstício (para o verão e o inverno) e o equinócio (para a primavera e o outono). Solstício vem do latim solstitium, e significa parada do Sol. Equinócio vem das palavras latinas aequus, igual, e nox, noite, ou seja, duração do dia igual a noite.
Para percebemos como acontecem as estações imaginemos que estamos no campo, longe da cidade, e todos os dias observamos o Sol a pôr-se no horizonte. A primeira coisa que percebemos é que o Sol não se está a pôr exatamente no ponto cardeal Oeste, mas um pouco ao lado.
A cada dia constatamos que o pôr do Sol se dá num local ligeiramente diferente.
http://www.youtube.com/watch?v=HB9-Eol7CGI
A cada dia constatamos que o pôr do Sol se dá num local ligeiramente diferente.
http://www.youtube.com/watch?v=HB9-Eol7CGI
Aqui fica um poema bem engraçado:
Estão a fazer um bom trabalho. Continuem!
ResponderEliminarO vídeo é muito bom.